Justificativa:
O mercado de trabalho vem exigindo, cada vez mais, profissionais qualificados e que tenham capacidade de identificação, planejamento e solução dos problemas cotidianos dos clientes. Dessa forma, torna-se premente a formação interdisciplinar, de modo que o conhecimento obtido pelo acadêmico o diferencie enquanto liderança no mercado em que atua, além de fornecer ferramentas importantes que o prepare para enfrentar as demandas do mercado de trabalho, diante dos novos desafios do Direito da atualidade. A Pós-Graduação em Residência Jurídica da Escola Direitos Humanos permite apresentar uma visão atual e prática das principais discussões e problemas estabelecidos nos campos da advocacia, de forma aplicada.

Objetivo Geral:
Proporcionar uma visão multidisciplinar da advocacia aplicada, considerando a interface com outras áreas jurídicas.

Objetivos Específicos:
– O aluno será instado a manipular conceitos dessas diversas áreas a partir de casos práticos e da ressignificação de conceitos-chave da disciplina, desenvolvendo conhecimentos e habilidades para exercer um papel central no cenário;
– Propiciar uma visão sistêmica sobre os negócios e sua regulamentação nos diversos campos do Direito;
– Ressaltar a operacionalidade do seu modelo aberto e os aspectos inovadores;
– Propiciar o pensar ético e a responsabilidade social e as práticas de políticas públicas.

Organização Didático-Metodológica:
O curso está estruturado em quatro módulos: um de formação comum e os demais de formação específica com uma base de conhecimentos e habilidades fundamentais para o desenvolvimento profissional. A carga horária do curso é composta por 128 horas de aulas teóricas, com ênfase na preleção dos conteúdos e 252 horas de atividades voltadas à prática de assistência jurídica gratuita nos termos do inciso LXXIV do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Procedimentos de ensino e aprendizagem:
Os métodos e as técnicas de ensino adotados garantirão o desenvolvimento intelectual e atitudinal, bem como potencializará a construção de novas habilidades aplicadas ao cotidiano da atuação profissional. Como metodologias teremos:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): propicia o autodesenvolvimento a partir da contextualização e da busca de soluções para problemas pertinentes à profissão; permite desenvolver o pensamento crítico e construir, em conjunto, soluções mais criativas.

Seminário: técnica que possibilita desenvolver o hábito da pesquisa, da análise, da síntese e da explanação de um tema, com a exposição por meio de grupos de trabalhos.

Estudo do Meio: exige aproximação com o mundo do trabalho, com as questões sociais, com a realidade que se quer conhecer, e envolve visitas técnicas e todos os procedimentos que possibilitam o levantamento, a discussão e a compreensão de problemas estabelecidos no cotidiano profissional.

Estudo de Caso: busca a resolução de situações que estabeleçam relação com a realidade e com conteúdo de ensino.

Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem:
Visando um processo interdisciplinar e sistêmico do desenvolvimento profissional, cada módulo, que engloba um conjunto de componentes curriculares, terá a aplicação da avaliação de desempenho definida pelo docente no Plano de Ensino. Para aprovação, o acadêmico deverá ter obtido em cada componente curricular nota mínima 7,0 (sete) pontos e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), conforme legislação.

Ao final, o aluno apresentará o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC considerando os conhecimentos adquiridos e aplicados durante a formação, bem como a sua exposição pública em banca de avaliação, sendo atribuída, pelos avaliadores, uma nota de 0 (zero) a dez (dez), considerando os seguintes critérios:

Interdisciplinaridade
Aplicabilidade prática do estudo
Relevância e originalidade do tema
Qualidade do trabalho escrito
Apresentação oral
Comparecimento às aulas e entrega do TCC no prazo

Atividades e Aulas no EAD Síncrono:
As aulas ocorrerão por meio da plataforma Microsoft Teams, buscando promover a interação em tempo real. As aulas serão expositivas, dialogadas, com práticas de estudos e metodologias participativas, estimulando a autonomia intelectual e a articulação entre teoria e prática por meio de pesquisas orientadas, situações problema e a exposição de relatos de experiência. Os conteúdos, links, textos e atividades serão disponibilizados antes do início das aulas.

Práticas Supervisionadas:
Consiste em encontros de orientação e a realização de atividades práticas. As aulas serão realizadas no EDH e no Fórum, de acordo com a agenda e atividades do Tribunal. O pós-graduando, sob supervisão, participará dos atendimentos, da elaboração das estratégias e da condução processual para a resolução de casos concretos. Trata-se de uma atividade obrigatória com carga horária específica a ser concluída em cada disciplina. O pós-graduando deverá participar das reuniões de orientação, realizar atendimentos aos clientes, elaborar peças de práticas profissionais, participar de audiências e acompanhar o processo para o seu desenvolvimento e aprendizado./p>

A carga horária será computada conforme a realização das reuniões de supervisão, das visitas técnicas, dos atendimentos aos clientes, da participação nas audiências e mediante a entrega das peças e do registro do acompanhamento processual. A prática supervisionada visa a aprendizagem voltada à formação profissional. Para tanto haverá assinatura de Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Atividades.

Atividades Externas:
A carga horária das atividades externas será registrada mediante orientação, criação e avaliação das peças jurídicas. A confecção das peças será supervisionada, conduzida e assinada pelos professores, de acordo com a agenda, os horários e as atividades acordadas com o Fórum. Os encontros e reuniões de orientação poderão ser realizadas individualmente e em grupo, presencialmente ou remotamente, de acordo com o planejamento e em observância às exigências e às demandas inerentes ao aprendizado da atuação profissional e ao rigoroso acompanhamento dos trabalhos técnicos-jurídicos prestados às pessoas.

Recursos Didático-pedagógicos:
Plataforma digital Microsoft Teams. Plataforma digital Moodle, Revistas, Jornais, Internet, Textos / Livros.