Funciona sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada “Padrão Ouro” da especialização jurídica. Trata-se da Pós Graduação em Direito em que o Bacharel/Advogado adquiri o conhecimento técnico/científico da área específica escolhida pelo método vivencial, em que ele, orientado por professores altamente qualificados (Jurista de notório saber jurídico e de qualificação ética) se relacionará com os casos concretos do dia-a-dia da comunidade.

O profissional do Direito após sua graduação encontra sérias dificuldades para entrar no mercado de trabalho, uma vez que sua formação acadêmica não o prepara para a rotina de trabalhos jurídicos. Uma das opções que facilitaria o seu acesso era o concurso público e as carreiras jurídicas. Contudo, os concursos públicos considerados clássicos para o Direito (Juiz, Promotor, Procurador, Defensor) exige do candidato experiência mínima de 3 (três) anos. A Residência Jurídica reúne valores incondicionais para o(a) profissional do Direito quando em 18 meses o(a) Residente Jurídico(a) obtêm Certificado de Pós Graduação reconhecido pelo MEC, adquire neste período de tempo prática comprovada para concurso; acumulo de experiência jurídica com os atendimentos à comunidade, confecção de peças, realização de audiências sob a Mentoria do Professor; Estágio Docência; e o principal de todos, o trabalho voluntário de auxílio jurídico (Pro-bono) às comunidades que tanto carecem de cidadania.

Reconhecer no profissional do Direito seu papel de destaque como protagonista da aproximação do Estado e a realização da Justiça Social, pois a todos o Direito abraça!!!!